Mapa daInformação

O Brasil precisa de um mapa de um dos recursos mais importantes para o desenvolvimento econômico no mundo contemporâneo: a informação. O tratamento das informações do cidadão muitas vezes pode ser caótico, em todos os níveis da administração pública - municipal, estadual e federal. Existem dezenas de sistemas que não conversam entre si, muitas vezes os dados não estão disponíveis e constantemente são criados silos informacionais, dificultando a sua utilização eficaz.

Quem paga o preço de tudo isso não é só a administração pública, mas principalmente o cidadão. Hoje, os processos administrativos tendem a demorar mais do que deveriam e precisam ser repetidos nos diferentes órgãos governamentais, o que leva a um custo mais alto do que o necessário.

O Portal Mapa da Informação se apresenta como uma ferramenta valiosa para apoiar a governança de dados do setor público. O mapeamento do ecossistema informacional a ser aprimorado - órgãos gestores, bases de dados, serviços e políticas relacionadas - é fundamental para um debate informado sobre documentos, desburocratização, acesso e qualidade dos serviços públicos no Brasil.

É diante deste cenário que a ferramenta “Mapa da Informação” expõe o problema e ajuda a formular uma pergunta simples, mas poderosa: como podemos melhorar?

Já foram feitos Mapas da Informação do “Sistema de Identificação Brasileiro” e também dos “Serviços do estado do Maranhão”. Quer fazer também da sua cidade ou estado, fale com a gente!

-

O Mapa da Informação está em fase de testes.

Se desejar contribuir envie um e-mail para [email protected]